As obrigações acessórias exigidas para a conferência dos tributos apurados pelos contribuintes, cada vez mais tem exigido um número maior de conteúdo para sua análise, como por exemplo eSocial, EFD-Reinf, o SPED Fiscal (ICMS/IPI), EFD Contribuições (PIS/COFINS), entre outros.

No cenário atual, a escrituração fiscal das empresas tem se tornado cada vez mais complexas, principalmente daquelas que atuam no varejo operando diretamente com o consumidor final. Nestas atividades, por exemplo, cada Nota Fiscal de Consumidor emitida, deve ser escriturada não somente pelos seus totais, mas com cada item constante da operação. Isto impacta no volume de dados necessários, o cumprimento das obrigações acessórias.

Diante disso, estabelecimentos varejistas de médio ou pequeno porte, emitem um volume significativo de documentos fiscais, como mercados, farmácias, postos de combustíveis, etc. Dessa forma, torna-se desnecessário aguardar o fechamento do mês para solicitar os documentos aos clientes, para promover a escrituração de uma só vez com a rotina de importação dos documentos eletrônicos, pois, o volume de dados impacta no tempo de escrituração e consequentemente no tempo do profissional, aguardando a efetivação da escrituração.

Então, se faz necessário mudar a cultura de trabalho, buscando os documentos emitidos para escrituração (importação), em períodos de tempos menores, podendo ser até mesmo diário.

Pensando nisto, a Exactus Software desenvolveu uma nova ferramenta de agendamento de processos fundamental para esta mudança de cultura de trabalho, que beneficiará, em muito, seus usuários. Esta ferramenta possibilitará ao usuário agendar as importações para serem realizadas em momento de ociosidade de seus equipamentos, ou seja, ele agenda a importação automática, por exemplo, em horário noturno ou em finais de semana.

Assim, nossos usuários não desperdiçarão mais tempo aguardando importação de documentos, mas sim, utilizarão este tempo para análise dos dados, seja para cumprimento das obrigações acessórias como para o fornecimento de informações gerenciais aos seus clientes.

Além da automação das rotinas de importação, os usuários poderão  agendar a apuração do EFD Contribuições ou do Simples Nacional, de modo que ao retornar no dia seguinte, o profissional só terá que efetuar a análise dos dados processados no agendamento, sem ter que ficar aguardando o equipamento processar a apuração do tributo para a posterior análise.

A boa notícia não para por ai!!! Este processo de agendamento não se restringe apenas às rotinas fiscais, mas sim, poderá ser utilizado para os diferentes processos de todos os módulos TOP Exactus. Será possível, por exemplo, agendar rotinas de Atualização do sistema, backups das bases de dados e algumas rotinas de folha de pagamento.

O mais legal é que essa nova ferramenta já está em fase final de homologação e o seu lançamento está previsto para o mês de maio de 2022, e sem dúvida, ela revolucionará a forma de trabalho e aproveitamento do tempo para os usuários dos sistemas TOP Exactus.

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