Rais 2021

No dia 23/02 foi publicado no Portal da RAIS o manual e novo layout para o ano calendário 2020, e no dia 15/03 foi disponibilizado a atualização do sistema Winner para atender as alterações do manual.

Fique atento à validação da RAIS 2021!!! 
Essa atenção deve-se ao fato de que nossos especialistas detectaram uma inconsistência no LAYOUT da RAIS que pode ter passado despercebido por você. Então fica a dica:

1 – Atualize seu sistema com a última atualização disponível a partir do dia 17/03;
2 – Se você já fez a importação no sistema GDRAIS até o dia 17/03 ou importou sem realizar a atualização do sistema Winner, EXCLUA o arquivo importado anteriormente no GDRAIS, GERE novamente o arquivo da RAIS no sistema Winner e REFAÇA a importação do novo arquivo no GDRAIS.

O sistema Winner seguiu as orientações apresentadas no Manual da RAIS em relação a geração das informações da CTPS (A.11 e A.11.1), ou seja, geramos a partir do ano base 2020 o número do CPF para os campos CTPS-Número CTPS-Série.

A inconsistência está relacionada ao campo Série que tem explícito no manual o tipo ALFANUMERICO, e por regra completa-se o campo com 1 carácter branco (ESPAÇO) a direita, mas na validação do arquivo é apresentado críticas impossibilitando a transmissão da RAIS.

Então o que fizemos, embora a origem do PROBLEMA esteja relacionado ao LAYOUT da RAIS, aplicamos na geração da Série da CTPS a regra de completar com zero a esquerda. Aplicando essa regra o sistema da RAIS não apresenta mais a critica referente a Série da CTPS na validação e o envio da declaração pode ser realizada com sucesso.

Não esqueça o prazo de envio da RAIS!!!
Para as Empresas pertencentes aos grupos 3 e 4, que são obrigadas ao envio da RAIS, o prazo de envio das declarações pelos aplicativos GDRAIS e GDRAIS GENÉRICO é de 13/03/2021 a 12/04/2021.

Atenciosamente,
Exactus Software
(43) 3372-7000
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *